A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:
REFLETINDO E DISCUTINDO PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS
Cláudia Ribeiro Bellochio-UFSM
No texto, a autora traz um relato sobre sua experiencia com os alunos do ensino fundamental e os professores que não eram formados especificadamente em música. A autora traz a tona a questão da formação dos professores. Ela nos relata que foi formado um grupo de pesquisa e estudos na escola com os professores nas quais eles discutiam questões relativas a uma ampla transformação necessária no ensino de música na escola. A turma era do segundo ano do ensino fundamental. O grupo de pesquisa se reunia nas segundas feiras para planejar as aulas de acordo com a realidade dos alunos e sobre o que eles gostavam. Assim, eles criavam a aula a partir disso levando em conta os aspectos primordiais da educação musical: ouvir, apreciar, compor, executar e falar sobre a música. No fim do texto ela ressalta a importância de uma mudança na formação de professores e uma maior interação com os especialistas sobre o assunto.
Dirlaine Carvalho Frade
Comentários
Postar um comentário