Apresentação Dirlaine

A música sempre esteve presente na minha trajetória de vida. Meu bisavô paterno era regente de uma antiga banda de música no distrito de São João del Rei chamdo de São Gonçalo do Amarante e popularmente conhecido por Caburu. Fui criada numa família rodeada de músicos, hoje tenho dois primos que fizeram faculdade de música aqui na UFSJ. Eles são irmãos, um deles seguiu carreira militar tocando na orquestra sinfônica da PM em BH e outro atualmente faz mestrado em música na UFMG. Além deles, tenho outros primos e tios que se interessaram pela música e que tocam violão, flauta, piano e bateria por hobby. 

Quando pequena, eu adorava música. Tinha um teclado de brinquedo que ganhei do meu pai e um violão nos quais eram meus brinquedos favoritos. Desde pequena fui cercada pela música e me recordo que minha mãe sempre cantava pra eu dormir. Minha música preferida era Alegrim Dourado, recordo-me perfeitamente da voz de minha mãe cantando para eu dormir. Mas outras músicas também fizeram parte da minha infância, entre elas todo o repertório da Xuxa só para baixinhos. Eu tinha toda a coleção de CD's da Xuxa e além de cantar eu adorava dançar. 

Ao completar 7 anos, meu pai me colocou no Conservatório de Música da cidade. Eu achei tudo novidade e adorava ir nas aulas. As aulas aconteciam 2 vezes por semana pela manhã e variavam entre violão, flauta e artes plásticas. O violão e a flauta foram os dois instrumentos que aprendi a tocar primeiro e foram assim por três anos. Lembro-me que nos finais de ano havia apresentações e toda minha família ia me ver, nessa época as musicas que mais me marcaram foram Cai Cai Balão, Asa Branca, Noite Feliz e Jingle Bells, eram as músicas que eu mais tocava. Recordo-me também das professoras que me ensinaram. Uma delas ainda encontro na rua e sou imensamente grata por todo o carinho, dedicação e paciência comigo durante as aulas.

Com o passar do tempo eu continuei nas aulas de músicas e aos 10 anos eu havia passado para o nível II no Conservatório e mudado meus instrumentos. Fiz dois anos de violino, piano e artes cênicas. Porém as coisas foram mudando e eu fui perdendo o gosto pela música. Não gostei de fazer aulas de violino, a professora me humilhava por eu não ter "jeito" para tocar. Meus braços doíam muito com a posição do instrumento, aos poucos fui perdendo o gosto e comecei a faltar nas aulas. Mas eu gostava da professora de piano. Depois desses dois anos, eu pude finalmente escolher apenas um instrumento que eu havia gostado mais para poder aprofundar nos meus estudos. Então decidi fazer piano, pois eu achava lindo e muito elegante tocar piano. Junto com o piano eu também fazia aula de canto e percepção musical. 

Meu pai decidiu então comprar um teclado de verdade para mim para que eu pudesse tocar em casa. Segui tocando  até que cheguei na adolescência e não me contentava em tocar mais piano. Minha professora era excelente, mas eu queria músicas além das músicas clássicas e religiosas que ela ensinava, porém não foi possível a mudança de repertório e nem mudança de professor. Aos poucos fui perdendo o encanto pela música, pois não era meu gosto musical. Eu queria mais, eu queria tocar músicas românticas, músicas mais conhecidas, internacional, dentre outras.  Eu adorava Katy PerryBruno Mars, One Direction, Chris Brawn, dentre outros. No entanto, fui faltando as aulas até que um dia resolvi sair. Meu pai e toda minha família ficaram muito chateados, pois o sonho deles eram que eu seguissem a carreira dos meus primos e me forma-se em música. Com o passar do tempo eu fui vendo que eu gostava de tocar piano sim, mas a maneira que eram ministradas as aulas e o gosto musical da professora não batia com o meu. Mesmo saindo do conservatório eu continuei tocando em casa e pegando partituras na internet. Porém eu tinha muita dificuldade e desisti de vez de continuar tocando. 

Hoje, meu gosto musical se ampliou, escuto um pouco de tudo e meu repertório varia da música clássica ao funk rsrs. Infelizmente não me recordo muito bem como se toca mais e me arrependo de não ter continuado. Meu sonho nunca foi ser um especialista em música como meus primos, mas seria muito prazeroso formar Pedagogia e poder tocar para os meus alunos. Contudo, acho que nunca é tarde para aprender música, nessa disciplina de Musicalização na Educação Infantil pude reviver algumas músicas da minha infância e despertar-me para a musica novamente. Espero um dia poder recordar o que aprendi no Conservatório, juntamente com os conhecimentos aprendidos durante essa disciplina e levar um pouco dessa experiência com a música para os meus futuros alunos.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abra a Roda Tin Do Lê Lê

Confecção de Instrumentos

Álbum Dois a Dois - Duo Rodapião