Texto 1: EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL: CONHECIMENTOS PARA COMPREENDER A CRIANÇA E SUAS RELAÇÕES COM A MÚSICA
                                                                           Ilza Zenker Leny Joly

  • A música entre outras artes tem sido reconhecida como parte fundamental da história da civilização e também como excelente ferramenta para o desenvolvimento de inúmeras capacidades humanas, entre elas, o auto conhecimento e auto expressão.
  • A missão educador musical consiste em vincular a criança com a música, descobrir as capacidades latentes em seus alunos e orientá-los de forma decidida em seu desenvolvimento. 
  • Há diferentes maneiras de o professor encorajara as crianças a vivenciar a música: cantar junto com os alunos, ouvir e gravar se possível, as canções executadas por eles, dançar com a criança enquanto ouve a música e tocar um instrumento.   
  • Ouvir os sons da sala de aula, do pátio, da rua, da casa, das lojas e dos diferentes espaços desses lugares pode ser um exercício importante para o aluno estar atento a tudo que acontece a sua volta e desenvolver o senso crítico para aquilo que lhe diz respeito ou não.
  • É importante que o professor de música saiba estimular a sensibilidade do aluno, de maneira que ele aprenda música naturalmente, tal como realiza outras atividades inerentes ao seu desenvolvimento natural.
  • Considerando que a música é fator preponderante no processo de ensino e aprendizado, alguns fatores podem ser considerados importantes para o sucesso do professor: a aula deve ser iniciada com atividade simples e pequena, uma atividade que esteja perfeitamente ao alcance da criança pode aumentar sua autoestima, repetir frequentemente cada atividade, repetir muitas vezes as músicas que as crianças já conhecem e gostam, valorizar o silêncio, usar todo o material que foi trazido para a sala de aula, as instruções para o desenvolvimento das atividades devem ser claras e diretas, repetir as regras do jogo, cantar ao invés de falar, os comandos sonoros podem usados como recursos criativos, usar materiais variados, planejar mais atividades do que se imagina, a dança, o canto e o instrumento são elementos que devem estar sempre presentes e o professor precisa buscar sempre renovação no seu repertório musical. 

Karina Daniele de Resende, Patrícia G. Resende Souza e Thassiana de Paula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abra a Roda Tin Do Lê Lê

Confecção de Instrumentos

Álbum Dois a Dois - Duo Rodapião