Ideias principais do texto "A Educação Musical no Ensino Fundamental: Refletindo e discutindo práticas nas séries iniciais"
Professora: Amanda Valiengo
Aluna: Josiane de
Fátima Carvalho
Pedagogia 2017-2
04/12/2017
A
Educação Musical no Ensino Fundamental:
Refletindo
e discutindo práticas nas séries iniciais
O texto da autora Cláudia Ribeiro Bellochio-UFSM traz o
relato da experiência da sua pesquisa sobre o ensino de música em uma escola de
Ensino Fundamental. Apresenta alguns questionamentos sobre este ensino, como
por exemplo:
- Qual o objetivo de ensinar música para crianças do Ensino Fundamental? Poderíamos dizer que seria por nacionalismo, para aguçar a criatividade, para instituir a interdisciplinaridade, poderíamos dizer que teria efeito terapêutico, que acalma as crianças. Porém, o que se observa é que, na realidade, os objetivos não estão claramente especificados.
- Quem deverá trabalhar com as crianças? O professor especialista em música ou o próprio professor regente de turma? Certamente o professor especialista teria maior conhecimento técnico e poderia ministrar as aulas com maior eficácia, porém, o professor não especializado também é capaz de realizar um ótimo trabalho quando tem disponibilidade de aprender e almeja um trabalho de transformação, que estaria embasado em “ação competente, ativa e crítica dos professores”.
A pesquisa procura entender a dinâmica do
ensino na sala de aula por meio de vivências que potencializassem várias
relações entre a música e os conteúdos dados em diversas áreas com base em:
ouvir, apreciar, compor, executar, falar sobre música e relacioná-la com outros
temas estudados.
Assim, observou-se a possibilidade de
entrelaçamento entre diferentes áreas de conhecimentos que compõem o saber
escolar. É importante dizer que, para que isto ocorra efetivamente, há a
necessidade de políticas públicas e administrativas que possibilitem a formação
dos professores e a adaptação dos espaços, materiais e currículos visando esta
interdisciplinaridade.
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