Lidiane Ap. RodriguesMusicalização no ensino fundamental-Claudia Ribeiro Bellocgino-UFS
A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:
REFLETINDO E DISCUTINDO PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS :
O recorte aqui apresentado resulta de uma investigação educacional
que objetivou abordar sobre o ensino
de Música nas séries iniciais do ensino fundamental a
partir da formação e ação de professores não especialistas nessa área mas atuantes em
SIEF. Nesse enfoque, tomo como questão de pesquisa a indagação: Que possibilidades e
limites de práticas educativas
em Educação Musical podem decorrer de uma ação
educativa, ativa e crítica de professoras atuantes em SIEF?
processos que potencializam a
escolarização, sobretudo considerando a conjuntura do ensino em SIEF. Música é festa? É
terapia? É para acalmar as crianças? É conhecimento es
colar? Que conhecimento é esse?
Serve para auxiliar e tornar mais agradável o desenvolvimento de outras áreas? Por outro
lado, quem é o professor que deverá trabalhar com tal conhecimento nas SIEF? É o
especialista em Educação Musical? É o professor de classe?
Exemplificando, trago uma experiência que foi realizada quando o tem
a gerador
enfocou sobre “bairro” e que circunscreve a construção de “raps”. Essa forma musical,
estava relacionada às realizações das crianças fora do espaço da sala de aula. Muitas
relatavam que ouviam
raps
na televisão. Foi então que decidimos inserir o
trabalho
composicional nesse gênero. Partimos do pressuposto que uma das principais
características do rap está relacionado a sua oralidade, “o rap na sua componente vocal ou
expressiva
–
a palavra, a voz, a poesia de rua.” (CONTADOR; FERREIRA, 1997, p. 15
-
16). Numa das turmas o rap produzido chamou
-
se
Rap do bairro.
O processo de produção
do rap foi realizado coletivamente entre a professora e a turma.
I
-
No meu bairro tem
III
-
Todo dia no meu bairro
Futebol todo o dia
Tem confusão
O meu bairro caiu
Sempre tem ladrão, a polícia não chega
E eu também caí
A gente fica na mão
II
-
Lá no meu bairro
IV
-
No meu bairro
Todo mundo é amigo
Tem problema de montão
Mas tem uma galera
Tem rua esburacada, lâmpada
queimada,
Que é um perigo
Falta segurança.
–
Parece que não tem
solução.
A musica provoca relação com outros conhecimentos, uma interação com o outro,maior participação de crianças que têm dificuldades com outras disciplinas,mas identificam-se com a música.
Lidiane Ap. Rodrigues da Costa Oliveira
Lidiane Ap. Rodrigues da Costa Oliveira
Comentários
Postar um comentário