A Educação Musical no Ensino Fundamental: Refletindo e Discutindo Práticas nas Séries Iniciais
Cláudia Ribeiro Bellochio
Cláudia
Ribeiro Bellochio professora na Universidade Federal de Santa Maria
escreve, no texto “A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:
REFLETINDO E DISCUTINDO PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS”, sobre as
experiências vividas no projeto que a autora nomeia como “trabalho
de ação e investigação educacional em ensino de música nas
SIEF”, que uniu a professora, alunos do curso de pedagogia da
universidade em que a professora atua professoras da rede de ensino
fundamental de uma escola municipal de Santa Maria/RS.
Inicialmente
a professora contextualiza a temática, relatando sobre os
questionamentos que envolve a educação musical nas series iniciais
do ensino fundamental atualmente. Questionamentos que passam pelo que
é a música, o que é o ensino de música na escola, qual formação
deve ter o professor que ensina música, os documentos que normatizam
a educação musical
no
pais, o currículo escolar e os desdobramentos que deveriam ter.
No
segundo momento do texto a professora relata o trabalho
“colaborativo” que envolveu professoras não especialistas em
música. Trabalho que constituiu-se de problematização, indagação,
ações e investigações, no inter-relacionamento do grupo e as
práticas educacionais em realização. E, como resultado ou como
parte do processo, o ensino de música realizou-se baseado no “ouvir,
apreciar, compor, executar, falar sobre música(s)”
O
texto é concluído com a professora reconhecendo o “professor não
especialista” capaz de ofertar esse conhecimento aos alunos num
entrelaçamento com diferentes áreas de conhecimento e com a
colaboração do professor especialista. E também da urgência de se
estabelecer os parâmetros para o ensino de música nas escolas no
momento atual.
Valdinéia Aparecida Alves
Valdinéia Aparecida Alves
Comentários
Postar um comentário