A Educação Musical no Ensino Fundamental: Refletindo e Discutindo Práticas nas Séries Iniciais


  
Cláudia Ribeiro Bellochio
Cláudia Ribeiro Bellochio professora na Universidade Federal de Santa Maria escreve, no texto “A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLETINDO E DISCUTINDO PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS”, sobre as experiências vividas no projeto que a autora nomeia como “trabalho de ação e investigação educacional em ensino de música nas SIEF”, que uniu a professora, alunos do curso de pedagogia da universidade em que a professora atua professoras da rede de ensino fundamental de uma escola municipal de Santa Maria/RS.
Inicialmente a professora contextualiza a temática, relatando sobre os questionamentos que envolve a educação musical nas series iniciais do ensino fundamental atualmente. Questionamentos que passam pelo que é a música, o que é o ensino de música na escola, qual formação deve ter o professor que ensina música, os documentos que normatizam a educação musical no pais, o currículo escolar e os desdobramentos que deveriam ter.
No segundo momento do texto a professora relata o trabalho “colaborativo” que envolveu professoras não especialistas em música. Trabalho que constituiu-se de problematização, indagação, ações e investigações, no inter-relacionamento do grupo e as práticas educacionais em realização. E, como resultado ou como parte do processo, o ensino de música realizou-se baseado no “ouvir, apreciar, compor, executar, falar sobre música(s)”
O texto é concluído com a professora reconhecendo o “professor não especialista” capaz de ofertar esse conhecimento aos alunos num entrelaçamento com diferentes áreas de conhecimento e com a colaboração do professor especialista. E também da urgência de se estabelecer os parâmetros para o ensino de música nas escolas no momento atual.
 Valdinéia Aparecida Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abra a Roda Tin Do Lê Lê

Confecção de Instrumentos

Álbum Dois a Dois - Duo Rodapião