A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLETINDO E DISCUTINDO PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS
Cláudia Ribeiro Bellochio-UFSM

O texto faz um relato sobre a experiência da autora com uma turma de alunos do segundo ano do ensino fundamental e os professores. Durante essa pesquisa ela se deparou com alguns questionamentos como: “Para que serve o ensino de música para as crianças?”, “Quem é o professor que deverá de música? “
A partir dessas questões ela relata que foi criado um grupo de pesquisa com professores para discutir sobre a necessidade do ensino de música na escola. Eles faziam reuniões semanais onde planejavam e discutiam as aulas. Desse modo eles montavam as aulas com a preocupação “de entender a dinâmica do ensino na sala de aula por meio de vivências que potencializassem várias relações entre os alunos e a música com base em: ouvir, apreciar, compor, executar, falar sobre música(s). Também buscamos relacionar as atividades musicais com os temas geradores que conduziam o processo de escolarização em sentido mais amplo” (p. 4).
No final do texto a autora fala que é importante que a universidade e escola trabalhem juntas para que haja uma formação e ação profissional para se manter o ensino de música na escola.


Amanda Da Cruz Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abra a Roda Tin Do Lê Lê

Confecção de Instrumentos

Álbum Dois a Dois - Duo Rodapião