A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:
REFLETINDO E DISCUTINDO PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS
Cláudia Ribeiro Bellochio-UFSM
O texto faz um relato sobre a experiência da autora com uma
turma de alunos do segundo ano do ensino fundamental e os professores. Durante
essa pesquisa ela se deparou com alguns questionamentos como: “Para que serve o
ensino de música para as crianças?”, “Quem é o professor que deverá de música?
“
A partir dessas questões ela relata que foi criado um grupo
de pesquisa com professores para discutir sobre a necessidade do ensino de
música na escola. Eles faziam reuniões semanais onde planejavam e discutiam as
aulas. Desse modo eles montavam as aulas com a preocupação “de entender a dinâmica do ensino na sala de aula por meio de vivências
que potencializassem várias relações entre os alunos e a música com base em:
ouvir, apreciar, compor, executar, falar sobre música(s). Também buscamos
relacionar as atividades musicais com os temas geradores que conduziam o
processo de escolarização em sentido mais amplo” (p. 4).
No final do texto a autora fala que é importante que a
universidade e escola trabalhem juntas para que haja uma formação e ação
profissional para se manter o ensino de música na escola.
Amanda Da Cruz Santos
Comentários
Postar um comentário