Texto: Direitos de Aprendizagem dos ciclos interdiciplinares autoral: arte p. 82-86
Estéfane Caroline Silveira
Percepção musical, leitura de mundo e produção artística – os modos de fazer música na escola contemporânea
RESUMO
É importante estar atento aos sons e ruídos do ambiente, o texto trás informações sobre características do som e o perigo para a audição dos sons altos produzidos nas cidades urbanas. O som natural da natureza e do ambiente, não prejudica a audição humana porém os aparelhos eletrônicos, carros, buzinas, e todo barulho das cidade são prejudiciais para ela.
O texto apresenta a organização do som, em frequência (altura) , amplitude (intensidade), duração (ritmo) e timbre ( a "cara do som").
O som remete a memórias e isso pode ser explorado no ambiente escolar, com cantigas de roda, músicas de ninar, entre outros sons que pode recordar alguma memória na criança. Os ambientes sonoros são apresentados como um som que caracteriza determinado lugar, como por exemplo o som dos sinos que caracterizam São João del Rei.
Texto disponível em: https://www.campusvirtual.ufsj.edu.br/portal/2017_2/pluginfile.php/200031/mod_resource/content/1/prefeitura%20de%20s%C3%A3o%20paulo.pdf
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