Confecção de Instrumentos Musicais - Roger
Dos textos trabalhados na disciplina de Musicalização, o que mais envolveu a turma foi o de ''Construção de Instrumentos Musicais'', escrito por Telma Cristina e Camila Valiengo. Logo após que fizemos a discussão do texto, escolhemos um instrumento musical para construirmos, cada um pôde escolher o seu. O instrumento que escolhi foi o pau de chuva, o qual construí com bobina, feijões, cartolina e pregos.
De acordo com o site, Artes Florestais, o "Pau-de-Chuva" é um instrumento musical idiofônico, no qual o próprio corpo do instrumento produz o som. É um instrumento de percussão, de origem indígena, que reproduz atmosfera sonora parecida com a da chuva.
É utilizado desde cerimônias religiosas até em terapias, como a meditação e a musicoterapia. Além de ser amplamente utilizado também na musicalização.
Brito (2003, p. 78) nos indica que a confecção do "Pau-de-Chuva" pode ser feito por crianças a partir dos cinco anos de idade, desde que acompanhadas por um adulto.
Um Pau-de-Chuva pode ser feito de diversos materiais, porém, para este, eu utilizei os seguintes materiais:
- tubo de papelão;
- prego;
- cartolina;
- feijão (ou qualquer outra coisa que confinados produzam som);
- durex;
- cola
Modo de fazer:
Comece dispondo os pregos em zigue e zague no tubo de papelão até o fim. Em seguida, encape o tubo com os materiais que tiver e quiser, como pano, papel, barbante, etc. Tampe uma das aberturas do tubo, para isso, corte um pedaço da cartolina no formato da abertura do tubo e cole em seguida (se quiser, passe durex por fora para uma maior resistência). Após secar, coloque o feijão ou o que tiver escolhido e tampe o outro lado. Está pronto o seu instrumento! Agora, customize da maneira que quiser e aproveite.
Referências:
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Peirópolis. 2003
Roger Souza.
Comentários
Postar um comentário