Criação musical em processos dialógicos e intertextuais
Autora: Prefeitura de São Paulo
Para que a aprendizagem musical aconteça a criança precisa passar por alguns processos que a auxiliarão na sua formação musical. Dentre estes processos, dois muito enfatizados ao longo do texto são a criatividade e a flexibilidade. É através deles que a criança desenvolve liberdade e autonomia durante sua criação musical e adquire mais confiança para executar suas próprias propostas. Em conjunto a isto, também é importante citar o papel do professor, que aqui se coloca como professor reflexivo, o qual auxilia na formação de jovens criativos, empenhados e autônomos.
"É pela criatividade que a linguagem se afirma e demonstra a autonomia dos experimentadores e fazedores de música no contato criativo com as estruturas musicais, e ao debruçar-se sobre o desenvolvimento de habilidades específicas de construção, percebendo, compreendendo e se apoderando dos diversos componentes que fazem parte da música." (Prefeitura de São Paulo. 2016 p. 87)
A criatividade se dá através de alguns procedimentos criativos, que surgem durante os diálogos entre o professor reflexivo e o aluno. Além disso, a criatividade também auxilia na prática da interdisciplinaridade entre as diversas linguagens artísticas, pois "a atitude criativa permite que se construam experiências musicais tendo como ponto inicial qualquer sonoridade" (Prefeitura de São Paulo. 2016, p. 88).
Entre as várias formas de se trabalhar as práticas criativas, pode-se citar:
- Invenção de arranjos para canções
- Criação a partir de sonoridades
- Construção de músicas a partir de outras linguagens artísticas
Para um bom desenvolvimento musical na criança é importante que o professor, em seu papel reflexivo, exercite estes aspectos na criança, demonstrando sempre que a música não é estanque, mas um processo que se pode brincar e fazer explorações pelos diferentes sons e as diferentes formas.
Referência:
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral : Arte. – São Paulo : SME / COPED, 2016.
Autora do post: Olívia Maria Amorim Falco Rodrigues
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